Gravadores CD-RW

Problemas frequentes

Muitos clientes queixam-se que não conseguem gravar CD’s a uma determinada velocidade ou que queimam muitos CDs.

Para evitar/diminuir esses problemas, eis algumas causas/soluções:

USB vs Firewire - A gravação de um CD exige do computador um débito constante de dados para o gravador à velocidade a que se definiu a gravação. Se não o conseguir, a gravação falha. Por isso, torna-se importante ter uma ligação estável e fiável. As portas Firewire ou USB2 são, neste caso melhores que as portas USB1, pelo que, sempre que possível, aconselhe gravadores Firewire ou USB2.

Memória (em MacOS Classic) - A memória definida (mínima e recomendada) do software de gravação (normalmente o Toast) não deve ser inferior a 10MB e a memória cache dentro da aplicação deve ser pelo menos de 8MB. Se a memória RAM da máquina for superior a 128MB, a memória virtual deverá estar desligada.

Audio - Gravar audio é uma das tarefas mais difíceis para o gravador. A Apple considera que as portas USB1 devem ser usadas principalmente por periféricos como ratos e teclados e optimizou os drivers USB para esses equipamentos, menosprezando outro tipo de periféricos mais exigentes (gravadores de CDs e discos). Se usar um gravador USB1, tente apenas gravar audio à velocidade mínima. Em Firewire ou USB2, num computador estável, poderá gravar audio à velocidade máxima.

Marcas de CDs - Alguns gravadores são mais sensíveis que outros em relação à marca de CD’s que usa. Se está a ter problemas com frequentes gravações falhadas, experimente outra marca de CDs.

Fragmentação do disco - Tente, sempre que possível, ter o disco pouco fragmentado. Para isso, use um utilitário de desfragmentação de discos (Norton Utilities, Disk Warrior, etc).