Bluetooth & IrDA

Perguntas frequentes

Bluetooth, o que é?
Bluetooth é uma tecnologia standard de transmissão de dados e voz sem fios através de ondas de rádio baseada em emissores/receptores de baixo custo e que permite ligar comudamente periféricos entre si sem a necessidade de os ligar fisicamente e sem terem que estar em linha de vista.
O grupo responsável pela tecnologia é o Bluetooth Special Interest Group (SIG).

Que tipos de Bluetooth há?
Há, neste momento 3 tipos de classes Bluetooth:
- Classe 1 com alcance até 100 m, é mais adequada para comunicação com impressoras e pontos de acesso Bluetooth
- Classe 2 com alcance até 10 m, é implementação mais comum, tipicamente usada em telemóveis e PDA porque consome menos bateria que a classe 1
- Classe 3 com alcance até 1 m, practicamente não tem utilização devido ao pequeno alcance

Em termos de velocidade de transferência, a norma Bluetooth 1.1 atinge cerca de 720Kbps; a norma Bluetooth 1.2 que atinge velocidades até 3Mbps; a norma 2.0 que chega aos 12Mbps.
Mais informações no Palm Infocenter.

O que posso fazer com Bluetooth?
Computadores, PDAs, telemóveis, impressoras, ratos e teclados, headsets, etc. equipados com Bluetooth podem interagir entre si sem terem que estar ligados fisicamente e sem terem que estar em linha de vista.
Poderá ver exemplos de aplicações na MobileInfo ou na Bluetooth.com.

Que telemóveis e PDAs são compatíveis com Bluetooth?
A Telemoveis.com mantém uma lista com os telemóveis e PDAs equipados com Bluetooth.

Qual a diferença entre Bluetooth e IrDA (infra-vermelhos)?
Ambas as tecnologias permitem a comunicação sem fios mas o IrDA tem um alcance de apenas 2 metros e necessita de linha de vista.
A Universidade de Bremen tem um documento pormenorizado sobre estas duas tecnologias.

Qual a diferença entre Bluetooth e Wi-Fi (802.11b e 802.11g)?
Ambas as tecnologias permitem a comunicação sem fios, via ondas de rádio, e sem necessidade de linha de vista mas enquanto que o Bluetooth está mais vocacionado para a ligação de periféricos entre si (distâncias e velocidade mais baixas), o Wi-Fi foi pensado para a criação de redes de computadores sem fios (substituindo as redes Ethernet).
A ZDNet tem um artigo onde são realçadas as diferenças entre os dois sistemas.

Adaptadores Bluetooth e o Windows?
A Microsoft criou suporte nativo para grande parte dos adaptadores Bluetooth existentes para o seu sistema operativo actual (Windows XP). Para outros sistemas anteriores, será necessário instalar drivers normalmente fornecidos pelo fabricante do adaptador.
As funcionalidades do adaptador Bluetooth dependerão do periférico Bluetooth que quer usar e das funcionalidades do software de sincronização que acompanha esse periférico.

Adaptadores Bluetooth e o MacOS?
A Apple apenas suporta Bluetooth a partir do sistema MacOS 10.1.4 através da aplicação iSync já incluida no sistema.
As funcionalidades do adaptador Bluetooth e os periféricos compativeis estão descritos nesta página.

Adaptadores IrDA e o Windows?
Os adaptadores IrDA necessitam de drivers normalmente fornecidos pelo fabricante do adaptador.
As funcionalidades do adaptador IrDA dependerão do periférico IrDA que quer usar e das funcionalidades do software de sincronização que acompanha esse periférico.

Adaptadores IrDA e o MacOS?
A partir do sistema MacOS X 10.1, a Apple apenas suporta IrDA do PowerBook G4 (Gigabit Ethernet) e de adaptadores IrComm compatíveis como o Higoto - USB->IrDA Adapter Mac.
Todos as outras máquinas Mac com IrDA built-in não são compatíveis (ver o seguinte documento).
O iSync não é compativel com IrDA pelo que não será possivel fazer sincronização de contactos com periféricos IrDA excepto no caso de haver software especifico para periférico em causa (como é o caso do Ericsson Client e do MobileSync para telemóveis Sony-Ericsson). Nos outros casos, o periférico IrDA funcionará para o computador apenas como um modem para aceder à internet.

Como aceder à Internet usando um computador Bluetooth?
Os telemóveis Bluetooth são detectados no sistema operativo (MacOS X ou Windows) como modems. Para aceder à internet usando esse modem, basta configurar no computador uma ligação Dial-Up (em System Preferences -> Network no MacOS X ou em Control Panel -> Dial-up Networking no Windows) usando esse telemóvel e o número de telefone, username e password indicados pelo operador de telemóveis.
Veja as páginas de configuração da Optimus, TMN e Vodafone.

Como aceder à Internet usando um computador IrDA?
Os telemóveis IrDA são detectados no sistema operativo (MacOS X ou Windows) como modems. Para aceder à internet usando esse modem, basta configurar no computador uma ligação Dial-Up (em System Preferences -> Network no MacOS X ou em Control Panel -> Dial-up Networking no Windows) usando esse telemóvel e o número de telefone, username e password indicados pelo operador de telemóveis.
Veja as páginas de configuração da Optimus, TMN e Vodafone.
Em Mac, poderá ser necessário instalar um script de modem para o telemóvel a usar. Veja uma extensa lista (não oficial) de scripts Mac para telémoveis na página de Ross Barkman - estes scripts permitem usar o telemóvel como modem para aceder à internet independentemente de estar ligado por IrDA, Bluetooth ou cabo.

Como enviar um Fax usando um computador Bluetooth?
Em MacOS 10.3, tem a possibilidade de enviar faxes a partir do menu Print de qualquer aplicação (escolhendo como modem para o envio o telemóvel bluetooth).
Em Windows, os telemóveis Bluetooth são detectados no sistema operativo como modems. Para enviar um fax usando esse modem, basta configurar o serviço de Fax (em My Bluetooth Places) escolhendo o telemóvel que pretende usar na lista de modems que lhe aparece. Para enviar o fax, deverá ir ao menu Print da aplicação de onde quer imprimir e selecionar Fax como impressora (ser-lhe-á perguntado o número de fax de destino quando escolher essa opção).
Se preferir usar o WinFAX Pro em Windows, terá seguir as seguintes instrucções (PDF).

Como enviar um SMS usando um computador Bluetooth?
Em MacOS X, tem a possibilidade de enviar comodamente mensagens SMS a partir do computador usando a aplicação Address Book (escolhendo Mobile -> SMS Message).
Em Windows, deverá usar a aplicação SMS Sender da Microsoft.
Veja as explicações passo a passo para Mac e para Windows.

Onde encontrar as produtos Bluetooth?
- Telemóveis Bluetooth: Motorola, Nokia, Benq-Siemens, Sony-Ericsson
- PDAs: Compaq/HP, Palm, Sony
- Software de sincronização: Nokia 3650, Nokia 6210, Nokia 6310, Nokia 7650, Nokia 8910, telem�veis Siemens, Sony-Ericsson P800, Sony-Ericsson T6xx
- Acessórios para computador: Produtos Bluetooth & IrDA da Servisoft