O Apple HomeKit é um sistema de desenvolvimento da Apple que permite controlar a partir de um equipamento iOS (iPad, iPhone, Apple Watch) diversos gadgets e sensores. A informação destes equipamentos fica arquivada localmente em vez de ir para um servidor cloud como acontece noutros protocolos, havendo assim privacidade e segurança de dados

Estes acessórios inteligentes poderão ser agrupados em "zonas", permitindo, por exemplo ligar ou desligar de uma só vez todos os sensores de uma sala.

Poderá misturar e controlar a partir do mesmo equipamento iOS produtos HomeKit de diversos fabricantes, não fica preso a uma marca ou a uma aplicação específica.

Os acessórios HomeKit usam WiFi ou Bluetooth para comunicar, podem também suportar Thread, criando uma rede "mesh" em que cada produto comunica com o outro, sem necessidade de passar por um hub central e funcionando como um repetidor. Se um dos equipamentos falhar, os dados são redireccionados para o outro equipamento mais próximo. Este protocolo torna as redes mais robustas, especialmente à medida que se adicionam mais acessórios, e não requer configuração adicional.

Thread é também o pilar do standard Matter, que será suportado por todos os Hubs principais, deste a Apple TV, Google Assistant, Amaazon Alexa e outros. Ou seja, qualquer acessório que hoje suporte Thread, terá um upgrade grátis de firmware para Matter, e poderá ser usado com outros Hubs que não os da Apple.